quarta-feira, 10 de junho de 2009

COMO PROCESSAR COMPOTAS E CONSERVAS

Dentre outras coisas que gosto de fazer são doces de frutas em compotas, especialmente pêssego que meu marido gosta demais. Então, estou juntando meus doces com o meu crochê e apresentando para minhas queridas amigas, espero que gostem. Nas fotos os doces não ficaram bem nítidos, mas dá pra dar água na boca e apreciar meu crochê.

* Esterilize os vidros, as tampas e os utensílios necessários.

* Escolha frutas ou legumes maduros e firmes.


* Lave e descasque os legumes ou frutos.


* Prepare a receita de compota ou conserva.


* Retire os vidros esterilizados do banho-maria, um de cada vez, conforme necessário.


* Coloque ¼ de xícara de calda quente no fundo do vidro, que também deverá estar quente.


* Complete os vidros com os frutos ou legumes também quentes, até 2 cm abaixo da borda.


* Faça esta atividade rapidamente para não esfriar.


* Cubra os legumes ou frutos com calda quente.


* Introduza uma espátula ou faca esterilizada, para fazer desaparecer as bolhas de ar.


* Junte mais calda, se necessário.


* Limpe a borda com pano úmido, ajuste a tampa e fechar hermeticamente.


* Processe colocando os vidros para ferver, dentro de uma panela com água, como se estivessem em banho maria, por 20 minutos, contados a partir do início da fervura e resfrie.


* Retire os vidros e coloque sobre uma mesa de madeira ou sobre um pano mais seco.


* Etiquete.


* Guarde em lugar limpo e fresco.



02 copos de água, 01 de açúcar.



01 copo de água, 01 de açúcar.

01 copo de água, 04 de açúcar. (A PADRÃO É PESADA)

Um comentário:

  1. Amei essas receitas.Já copiei.Aqui em casa esses doces são mto bem vindos!obrigada por compartilhar!até mais!
    http://isabel-mensagens.blogspot.com

    ResponderExcluir